quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Moção de apoio da APEOESP SUBSEDE SANTO ANDRÉ


Nós, professores da rede pública do estado de São Paulo, em reunião extraordinária de Representantes de Escola, informados de que o Ministério Público denunciou 72 estudantes pela ocupação da Reitoria da USP, ocorrida no final de 2011, manifestamos o nosso descontentamento com essa ação da Justiça.

Os estudantes são acusados de dano ao patrimônio público, dano ambiental, descumprimento de ordem judicial e formação de quadrilha, correndo o risco de serem presos por até 8 anos, mesmo depois do fim dos processos administrativos internos movidos pela universidade, em que foram definidas penas brandas.

Milhares de estudantes se colocaram contra o convênio assinado entre a Reitoria da Universidade de São Paulo e a Policia Militar, imposto de maneira antidemocrática à comunidade universitária. Em virtude disso, estudantes e funcionários ocuparam a reitoria da Universidade como forma de protesto. Tal resultou em uma violenta desocupação, que mobilizou cerca de 400 policiais - entre eles a Tropa de Choque e a cavalaria da PM, na autuação e prisão de todos e casos de agressão e abuso de poder por parte da polícia. 

Vale lembrar ainda que as atuais denúncias de depredação do patrimônio público, impetradas aos ocupantes, são de caráter extremamente duvidoso:   a vistoria do local após a desocupação fora feita a portas fechadas pela polícia, e quando de sua abertura para a imprensa o local se encontrava destruído, em estado forjado do que haviam deixado os estudantes no momento de saída.

A partir disso, um resgate histórico é necessário: a última vez que a PM havia invadido a USP tão massivamente fora na desocupação do CRUSP na década de 60, período em que vigorou a ditadura militar no Brasil. 

Hoje, o sucateamento das instituições públicas, em quase 20 anos de governo do PSDB, de Alckmin, é camuflado com medidas tais repressivas. 

Semelhanças não são meras coincidências e nos levam a questionar profundamente o caráter da democracia em que vivemos, em que a manifestação e a organização política são tolhidas e taxadas como formação de quadrilha.      

Com medidas repressivas, a reitoria da USP somente faz reproduzir a política orquestrada pelo Governo do Estado de São Paulo de criminalização dos movimentos sociais e estudantis.

A partir disso, nos colocamos ao lado dos estudantes e funcionários processados e do histórico combativo do movimento estudantil da USP. Também manifestamos repúdio a qualquer repressão à organização política, na defesa do direito democrático de livre manifestação.

Contra o processo do Ministério Público!
Contra a reitoria autoritária de Rodas e do Governo do Estado!

Pela imediata democratização da USP e retirada dos processos!

Lutar não é crime!Contra a criminalização dos movimentos sociais!


Santo André, 16 de fevereiro de 2013 - APEOESP SUBSEDE SANTO ANDRÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário